QUANDO POSSO PARTIR UM COMPRIMIDO?????
- Laura Cristina Caldeira Morzelle
- 19 de out. de 2015
- 2 min de leitura
Os pacientes dividem o comprimido sulcado, em algumas situações, para reduzir o custo das medicações, haja vista que, às vezes, o comprimido com o dobro da dosagem tem o mesmo preço de um comprimido prescrito ou para adequar a dose prescrita. Há caso, que pode ser uma opção de custo eficaz, mas a segurança do paciente deve prevalecer. Alguns estudos demonstra ineficaz a prática de partição de comprimido.
A questão é: como o comprimido partido ao meio afetará a saúde do paciente?
Quais os tipos de comprimidos que não podem ser partidos?
as cápsulas e drágeas não podem ser partidas, os comprimidos que não apresentem alguma denominação a frente da palavra comprimido (comprimidos revestidos, comprimidos de liberação lenta, etc.) até podem em algumas situações, serem partidos. Os comprimidos sulcados - um sulco definido no centro do comprimido - são os mais fáceis de partir.
Siga sempre as orientações do profissional prescritor sobre os tipos de medicamentos que podem ser seguramente partidos ao meio. Temos alguns medicamentos que sofrem ação da luz e umidade, portanto devemos nos orientar antes de partir um comprimido.
A partição do comprimido afetará a dose da medicação?
SIM. A partição de comprimido ao meio pode, freqüentemente, afeta a eficácia do medicamento.
Ademais, a partição do comprimido é prejudicial ao paciente, especialmente se o produto for de liberação diferenciada, ou seja, emprega-se tecnologia farmacêutica para que o produto seja liberado durante todo o dia no organismo e ao partir perde-se esta propriedade ou se o produto objetiva atingir uma área específica do organismo, antes de dissolver.
Estes tipos de produtos jamais devem ser partidos em pequenas doses, porque a medicação pode se tornar ineficaz ou prejudicial.
O comprimido pode ser triturado e o pó separado igualitariamente?
Este método pode parecer eficaz, mas o paciente deverá dispor de uma balança para medir o peso do pó pulverizado, e também os comprimidos revestidos ou de liberação modificada não podem ser pulverizado.
A partição de comprimido é uma decisão compartilhada entre o prescritor e paciente, mas estudos demonstraram que quando alguns comprimidos são partidos ao meio, estes se quebram ou desintegram-se. comprimidos pequenos tem maiores complicações com a partição e perda de dosagem. Neste caso, o paciente não tem a garantia de receber a dose correta de medicação.
Caso, seja orientado pelo prescritor a partição do comprimido, realize a partição com utensiíio limpo sob superfície limpa e um comprimido por vez, envolva o restante do comprimido em papel alumínio logo após a partição, evitan

do o contato com a luz e umidade.
Lembre-se a partição pode afetar a qualidade e a eficácia do seu medicamento!
Comments