Omega 3 Gorduras: Nem sempre são VILÃS
- Laura Cristina Caldeira Morzelle
- 19 de out. de 2015
- 1 min de leitura

Gorduras boas? Isso é possível?
Sim, existem gorduras que podem fazer bem ao nosso organismo. É claro que quando consumidas com moderação. A principal delas é o conhecido ômega 3.
O ômega 3 é um ácido graxo poli-insaturado presente em castanhas, óleos vegetais e peixes de águas profundas. Este composto já possui a alegação de propriedade funcional aprovada pela ANVISA, pois seu consumo ajuda a manter níveis saudáveis de triglicerídeos, porém isso só é possível se estiver associado a uma alimentação e hábitos de vida saudáveis. Mas é preciso lembrar que o ômega 3 com esta atividade deve estar na forma de EPA.
Além disso, evidências científicas indicam que estes ácidos graxos poli-insaturados podem proteger contra o desenvolvimento de demência aumentando o crescimento neuronal, melhorando as sinapses e atuando na neurogenese. No entanto, apenas o ômega 3 na forma de DHA tem efeito na cognição.
Diariamente precisamos consumir cerca de 200 mg de EPA e de DHA. Para alcançar essa meta é preciso ingerir duas porções de peixes provenientes de água profunda por semana. É isto mesmo, infelizmente, o EPA e DHA só estão presentes em peixes de água profunda, o que dificulta nosso consumo aqui no Brasil. Isto é um fator muito importante na hora de escolher o suplemento alimentar ideal para consumir.
Ao comprar Omega 3, observe no rótulo seu valor nutricional de EPA e DHA.
Comments