Menopausa X perda de colágeno
- Laura Cristina Caldeira Morzelle
- 19 de out. de 2015
- 1 min de leitura

O colágeno representa cerca de 25% de toda proteína do organismo humano. Sua função é proporcionar sustentação às células, mantendo-as unidas, sendo a proteína principal de órgãos como a pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões. E lembre-se: Essa substância é determinante na beleza da sua pele!
Rugas, estrias, fragilidade óssea? Sabia que tudo isto está ligado a uma substância chamada colágeno?
É isto mesmo. A diminuição do colágeno pode ser uma das principais causas do envelhecimento.
Na maturidade, a deficiência de colágeno traz alguns incômodos como:
-Diminuição da elasticidade da pele,
- Aparecimento de rugas e estrias,
- Aumento da fragilidade óssea,
- Flacidez nos músculos,
- Perda de elasticidade e força de articulações e ligamentos,
- Aumento da fragilidade e porosidade das cartilagem que envolvem as articulações.
E os problemas não param por ai, a diminuição do colágeno promove a diminuição da espessura do fio capilar, entre outros transtornos.
Normalmente, as mulheres apresentam uma menor quantidade de colágeno do que os homens e sofrem mais com a perda de colágeno. Isto porque a deficiência de estrogênio que ocorre por volta dos 45-50 anos diminui a produção do colágeno. O colágeno, junto com outra proteína, a elastina, compõem a trama de sustentação da pele. Estas mudanças provocam a redução do fluxo de sangue e uma menor capacidade de retenção de água na pele. Com isto, a pele perde seu poder de hidratação e produção de oleosidade natural e consequentemente fica seca, enrugada, flácida, quebradiça, fina e muito mais sensível a escoriações e aos efeitos da exposição solar.
Comentários